domingo, 4 de janeiro de 2015

Dona de Casa ou Presidenta ! Elas podem escolher ?

Temos uma mulher na presidência, e que foi reeleita! Parece normal, se não fosse pelo fato que as mulheres não tinham direito nem de votar.
O papel da mulher na sociedade ( em todo mundo) sempre foi atrasada , as conquistas por direitos "Simples" sempre foram de muita luta e mesmo assim lentas. Aqui no Brasil infelizmente temos uma cultura machista, e não só da parte de homens , mas de nós mesmas brasileiras.
Até pouco tempo atrás a mulher ficava em casa , em seu trabalho domestico ( Não que seja um prolema) mas muitas vezes por falta de opção, uma mulher sair de casa, trabalhar e ganhar um salário que nem dava para o básico, para pagar alguém que cuida-se de seu filho ou de sua casa, era absurdo. Por isso muitas mulheres se submetia ( Infelizmente ainda hoje) a um casamento infeliz simplesmente para conseguir o "melhor" para seus filhos.
Hoje ganhamos o direito de estudar de melhorar financeiramente sem ser dependentes de um casamento, mas como citei o Brasil ainda é um pais machista, onde mulheres que optam por ter uma carreira, são questionadas e cobradas em sua vida familiar , sempre tem alguém que diz " A ela é bem sucedida no trabalho, mas aposto que tem empregada", " Homens não gostam de mulheres que ganham mais do que eles, vai ser infeliz no amor", " Será que seus filhos não sentem falta da mãe?" Esses tipos de questionamentos,infelizmente são comuns as mulheres que lutam por um espaço no mercado de trabalho, mas ninguém diz isso para um homem...( Afinal o homem tem que focar no trabalho, a educação dos filhos e a organização da casa , são trabalhos das mulheres) Pensamento tão machista , mas que existe e muito.
Não é só em questões familiar que as mulheres são cobradas, posso citar outras, como a forma de se vestir, alias hoje no seculo xxi, tem pessoas que define uma pessoa pela roupa que ela veste , isso é tão absurdo, dizer que uma mulher merece ser agredida por causa de sua roupa ( então o jeito é andar de armadura na rua né). Será que as pessoas não entende que um cara que agride uma mulher , não será pela roupa , ele é o criminoso;É como se um bandido  entrasse na sua casa só poque a porta estava aberta, e você que é o culpado e não ele. Absurdo!
Mais absurdo ainda é que tem mulheres que apoiam esse pensamento, ao invés de ficar do lado delas mesmas, ficam do lado de um pensamento extremamente machista, não percebem que estão retrocedendo. ( Não tem nada haver com religião) isso é o que eles dizem.
Ai você me diz, nossa que texto mais feminista! Te digo , não é feminista é apenas direitos sociais extremamente comuns "Simples" . Direito ao trabalho reconhecido , direito de escolher ser bem sucedida no trabalho e também familiar, direito de usar a roupa que quiser sem ser agredida por isso, e não se sentir culpada por isso.
E agora temos uma mulher na presidência , já li coisas machistas sim, que não tinham muito haver com questões de corrupção, ou politica ou coisas do tipo. Mas hoje estou me questionando, se ela tem a noção da importância do papel dela como mulher e que estar no cargo tão importante, em um pais em que muitas sofrem caladas, pois não tem o direito sequer de dizer que sofre, que aguenta seja um marido, ou chefe , sofre agressões não só física mas psicologicamente e essas mulheres tem medo e com razão de se expor.
Mas pelo menos a Dilma , conseguiu e junto criou uma esperança que outras virão e que assim muitas questões serão mudadas.

Obs : Papo reto! Não sou uma especialista, foi apenas um desabafo, que sirva apenas como reflexão, não quer dizer que esteja certa ou errada.  Fiquem em paz !

Beijos e abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário